Veinte preguntas para pensar (críticamente) la educación física escolar

  1. Vicente-Pedraz, Dr. Miguel 1
  1. 1 Universidad de León
    info

    Universidad de León

    León, España

    ROR https://ror.org/02tzt0b78

Aldizkaria:
Educación Física y Deporte

ISSN: 0120-677X

Argitalpen urtea: 2016

Alea: 35

Zenbakia: 1

Orrialdeak: 11-41

Mota: Artikulua

Beste argitalpen batzuk: Educación Física y Deporte

Laburpena

O artigo apresenta-se como uma carta aberta para a comunidade escolar, a fim de discutir algumas questões-chave da educação física escolar. Sob uma perspectiva construtivista sugere que a educação física tem naturalizado os seus conteúdos, as suas práticas, os seus métodos, os seus materiais, entre otros . de maneira a ela achar um certo equilíbrio e permanência no curriculo. No entanto, todos eles, mantêm a disciplina numa situação de banalidade educacional. As perguntas, de forma retórica, tentam quebrar o essencialismo da educação física a sublinhar contradições do discurso hegemônico da disciplina

Erreferentzia bibliografikoak

  • Apple, M.W. (1986). Ideología y currículo. Madrid: Akal.
  • Berger, P., & Luckmann, T. (2003). La construcción social de la realidad. Buenos Aires: Amorrortu.
  • Bourdieu, P. (1986). Notas provisionales sobre la percepción social del cuerpo. En F. Uría, & J. Varela (Eds.). Materiales de sociología crítica. (pp. 183-194). Madrid: La Piqueta.
  • Cancer, P. (2008). Ciudadanía y competencias básicas. Con-ciencia social, 12, 31-39.
  • Foucault, M. (2005). Vigilar y castigar. Barcelona: Siglo XXI.
  • Le Breton, D. (1990). Antropología del cuerpo y modernidad. Buenos Aires: Nueva Visión.
  • Mills, W.C. (1999). La imaginación sociológica. Madrid: F.C.E.
  • Pessoa, F. (1984). Libro del desasosiego de Bernardo Soares. Barcelona: Seix Barral.
  • Vicente-Pedraz, M. (1989). Nociones de cuerpo para la teoría general de la Educación Física. Perspectivas de la actividad física y el deporte, 1, 5-9.
  • Vicente-Pedraz, M. (2001). La mirada del otro: escuela, cuerpo y poder. Revista de Educación Física, renovar la Teoría y la Práctica, 84, 5-14.
  • Vicente-Pedraz, M. (2006). El cuerpo de la educación física, dialéctica de la diferencia. Revista Iberoamericana de educación, 39, 53-72.
  • Vicente-Pedraz, M. (2007). El cuerpo sin escuela: proyecto de supresión de la educación física escolar y qué hacer con su detritus. Ágora para la educación física y el deporte, 4/5, 57-90.
  • Vicente-Pedraz, M. (2008). Arqueología de la Educación Física y otros Ensayos. Armenia: Kinesis.
  • Vicente-Pedraz, M. (2009). La educación física como ideología del poder. La construcción de las creencias pedagógicas en torno a las enseñanzas escolares del cuerpo. Educación, vol. 33(2), 109-138.
  • Vicente-Pedraz, M. (2010a). La construcción social del cuerpo sano. El estilo de vida saludable y de las prácticas de la forma como exclusión. Nómadas, 28(4), 129-145.
  • Vicente-Pedraz, M. (2010b). Educación física e ideología: creencias pedagógicas y dominación cultural en las enseñanzas escolares del cuerpo. Retos, 17, 76-85.
  • Vicente-Pedraz, M. (2011). Escuela y educación física en el contexto de la enseñanza por competencias. Reflexiones genealógicas desde la pedagogía crítica. Cultura, Ciencia, Deporte, n.18, p. 161-170.
  • Vicente-Pedraz, M. (2012). El discurso técnico de la educación física o el techo de cristal. Bosquejo de un debate sobre el código disciplinar de la educación física y su precaria legitimidad. Estudios Pedagógicos, 38(esp. 1), 91.
  • Vicente-Pedraz, M. (2013). Crítica de la educación física y Educación Física Crítica en España. Estado (crítico) de la cuestión. Movimento, 19(1), 309-329.
  • Vicente-Pedraz, M. (2016). Bases para una didáctica crítica de la educación física. Apunts, 123, 76-85.
  • Vicente-Pedraz, M., & Brozas M.P. (1996). La disposición regulada de los cuerpos. Propuesta de un debate sobre el estatus de los juegos tradicionales. Apunts, 48, 6-16.