Estrategia didáctica para la formación en investigación en la educación virtualExperiencia en la Universidad Manuela Beltrán

  1. Viviana Betancur Chicué 1
  2. Yiny Paola Cárdenas Rodríguez 2
  3. Laura Patricia Mancera Valetts 2
  4. Daniel Mauricio Sánchez Suárez 2
  1. 1 Universidad Manuela Beltrán Virtual Coordinadora de la Especialización en Planeación, Desarrollo y Administración de la Investigación
  2. 2 Universidad Manuela Beltrán Virtual Docente Investigador
Journal:
Revista Escuela de Administración de Negocios

ISSN: 2590-521X 0120-8160

Year of publication: 2015

Issue: 79

Pages: 64-79

Type: Article

More publications in: Revista Escuela de Administración de Negocios

Abstract

O artigo apresenta o problema da formação na pesquisa científica na educação virtual, descrevendo a experiência da Universidade Manuela Beltrán. Desta forma, se descreve a construção de uma estratégia didática que enfatiza o uso de recursos digitais, o desenho de atividades que exemplifiquem e contextualizam ao estudante e a busca de um aprendizado baseado no trabalho cooperativo. Como um todo, mencionada estratégia está encaminhada ao desenvolvimento exitoso de um trabalho de graduação para programas de formação virtual professional e de pós-graduação. A partir da implementação da estratégia, os estudantes demonstraram através de seus avanços da pesquisa científica: um maior uso das bases de dados para a busca de informação especializada, produção de textos acadêmicos baseados nas normas APA e gerência ética da informação, identificação e construção de rotas metodológicas, e desenho de propostas de pesquisa científica.

Bibliographic References

  • Contreras, F. (2010). Investigación ideacional: pasos básicos para una investigación o tesis.
  • Gadotti, M. (2003). Perspectivas actuales de la educación. Siglo XXI Editores.
  • Grajales, T. (2000). Tipos de Investigación.
  • Hernández, R,Fernández, C,Baptista, P. (1997). Metodología de la Investigación. McGraw-Hill.
  • Hernández, R,Fernández, C,Baptista, P. (1991). Planteamiento del problema: objetivos, preguntas de investigación y justificación del estudio.
  • Hernández, R,Fernández, C,Baptista, P. (1991). La elaboración del marco teórico: revisión de la literatura y construcción de una perspectiva teórica.
  • Hernández Sampieri, R,Fernández Collado, C,Baptista Lucio, P. (2010). Metodología de la investigación. Editorial Mc Graw Hill.
  • Morales, O,Rincón, A,Romero, J. (2005). Cómo enseñar a investigar en la universidad. Foro universitario. EDUCERE. 9. 217-224
  • Peña-López, I,Córcoles, C. P,Casado, C. (2006). El Profesor 2.0: docencia e investigación desde la Red. UOC Papers: revista sobre la sociedad del conocimiento.
  • Rojas Chavarro, M. A,Olarte Collazos, J. M. (2010). Plagio en el ámbito académico. Revista Colombiana de Anestesiología. 38. 537-538
  • Rojas, H. (2008). La importancia de las políticas públicas de formación en investigación de niños, niñas y jóvenes en Colombia, para el desarrollo social.
  • (2003). Universidad del Rosario. Cómo plantear preguntas de investigación.